Os mais desatentos poderão não se aperceber dos pormenores do BMW M5 Competition quando estão parados num sinal vermelho. Sim, trata-se de um BMW, mas, sob esta carroçaria mais ou menos discreta, “esconde-se” um bloco V8 de 4.4 litros.
O resultado quando o sinal abre para verde? Um “disparo” dos 0 aos 100 km/hora em apenas 3,3 segundos e uma velocidade máxima de 305 km/hora proporcionada pelos seus 625 cv e 750 Nm.
Foi com enorme expectativa que se aguardou pela estreia mundial do Chevrolet Corvette Stingray mas, felizmente, a espera não foi defraudada.
Um motor V8 de 6.2 litros, com 495 cv de potência e 637 Nm, atira o híper desportivo para os 311 km/hora, fazendo três segundos dos 0 aos 100 km/hora.
9. Bugatti Veyron Super Sport (434,5 km/h) - Antes da “guerra” com a Koenigsegg, o Bugatti Veyron Super Sport foi, durante muito tempo, o automóvel mais rápido do mundo
9. Bugatti Veyron Super Sport (434,5 km/h) - Antes da “guerra” com a Koenigsegg, o Bugatti Veyron Super Sport foi, durante muito tempo, o automóvel mais rápido do mundo
Exclusividade máxima é a melhor definição para os modelos da Koenigsegg, como este Agera RS que terminou a produção em 2018. Aliás, seria “fastidioso” falar dos híper carros do construtor sueco, já que quase todos chegam, ou ultrapassam mesmo por larga margem, os 400 km/hora.
O Koenigsegg Agera RS é talvez o mais rápido da gama: um propulsor V8 de 5.0 litros desenvolve 1360 cv e 1371 Nm, para chegar aos 450 km/hora. Dos 0 aos 100 km/hora, bastam 2,8 segundos, mas são os 6,4 segundos até aos 200 km/hora que realmente impressionam.
Como a própria designação indica, o Ferrari 488 Pista tem os circuitos de competição como principal alvo.
Os 720 cv e 770 Nm desenvolvidos pelo motor V8 de 3.9 litros permite-lhe atingir os 340 km/hora de velocidade máxima, batendo primeiro os 100 km/hora em 2,8 segundos.
Lado a lado com o Urus, o Lamborghini Huracán EVO é, muito provavelmente, um dos modelos mais bem-sucedidos do construtor italiano. A imoulsioná-lo está um V10 de 5.2 litros com 640 cv e 600 Nm.
As suas linhas elegantes, que até “aleijam” os nossos olhos, não escondem a sua agressividade em estrada: afinal está concebido para chegar aos 325 km/hora de velocidade de ponta, fazendo 2,9 segundos dos 0 aos 100 km/hora.
A velocidade é o principal atributo deste Porsche 911 GT2 RS; mas não são todos os que são construídos pela marca alemã? Equipado com um motor de 3.8 litros, coloca na estrada 700 cv e 750 Nm.
Em termos de desempenho, pouco há a dizer: são 340 km/hora de velocidade máxima e 2,9 segundos para ir dos 0 aos 100 km/hora, confirmando-se como um dos desportivos mais apetecíveis dos últimos anos.
O McLaren 720S Coupé não é menos exuberante do que o McLaren Senna, “pecando” apenas por uma menor potência (720 cv) e um binário (770 Nm) mais baixo, disponibilizado pelo motor V8 de 4.0 litros.
Mesmo assim, faz 2,9 segundos dos 0 aos 100 km/hora, atingindo os 340 km/hora de velocidade de ponta.
Edição limitada do radical GT R, o Mercedes-AMG GT R Pro está homologado para andar na estrada, embora o seu terreno natural sejam as pistas de corrida.
O motor V8 biturbo de 4.0 litros que o equipa dá-lhe 585 cv de potência e 700 Nm de binário, valências que lhe permitem ir dos 0 aos 100 km/hora em 3,6 segundos e chegar aos 318 km/hora.
9. Bugatti Chiron Super Sport 300+ - 3.5 milhões de euros
1. Bugatti Chiron Super Sport 300+ (489.24 km/h) - Marca obtida em Agosto de 2019
2. Hennessey Venom F5 (484.4 km/h) - Velocidade máxima ainda não foi confirmada de forma oficial
2. Hennessey Venom F5 (484.4 km/h) - Velocidade máxima ainda não foi confirmada de forma oficial
É difícil não nos apaixonarmos por este Ferrari LaFerrari, mas não temos todos esse problema com qualquer modelo lançado pela insígnia italiana?
O V12 de 6.3 litros que este híper carro tem montado sob o capô traseiro coloca no solo uma potência de 800 cv, apoiado num binário de 700 Nm. O excelente desempenho está patente nos 350 km/hora que atinge e nos 2,6 segundos para chegar aos 100 km/hora.
6. Koenigsegg Regera (450 km/h) - Híbrido sueco tem uma velocidade máxima estimada de 450 km/h e vai dos 0 aos 400 km/h em menos de 20 segundos
6. Koenigsegg Regera (450 km/h) - Híbrido sueco tem uma velocidade máxima estimada de 450 km/h e vai dos 0 aos 400 km/h em menos de 20 segundos
10. Rimac C-Two (412 km/h) - Ainda não chegou ao mercado, mas a empresa croata garante que este “super eléctrico” será capaz de chegar aos 412 km/h
De produção muito limitada, é anunciado pela própria marca com uma velocidade superior a 415 km/hora; é obra!
A Porsche nunca deixou os seus pergaminhos por mãos alheias, quando se fala em fabricar carros de elevado desempenho orientados para as pistas de competição.
O Porsche 911 GT3 RS é um dos seus melhores exemplos: o motor de 4.0 litros oferece 520 cv de potência e 470 Nm: Resultado? Uma velocidade máxima de 312 km/hora, e 3,2 segundos para ir dos 0 aos 100 km/hora.
É, sem dúvida, um dos modelos de maior sucesso da Lamborghini… e também um dos mais velozes que anda na estrada. Trata-se do Urus, um SUV de linhas apelativas equipado com um motor V8 de 4.0 litros.
Com 650 cv de potência e 850 Nm de binário, esta verdadeira “besta” precisa apenas de 3,3 segundos para chegar aos 100 km/hora para uma velocidade máxima de 305 km/hora.
É difícil resistir a este híper carro baptizado em honra de Ayrton Senna… e, fazendo jus à carreira do campeão brasileiro de Fórmula, o seu desempenho é fantástico.
O bloco V8 de 4.0 litros que se esconde sob a carroçaria do McLaren Senna desenvolve qualquer coisa como 800 cv e 800 Nm. Capaz de chegar aos 100 km/hora em 2,4 segundos, é uma “pena” que a velocidade máxima esteja limitada a 340 km/hora.
Quando foi revelado ao mundo no final da primeira década do milénio, o Saleen S7 Twin Turbo impressionou os especialistas. Afinal, tratava-se de um híper carro de linhas ousadas, com um motor V8 de 7.0 litros.
Os 760 cv e 949 Nm produzidos davam-lhe a força necessária para chegar aos 399 km/hora, bastando 3,7 segundos para atingir os 100 km/hora.
É mais um candidato para tentar chegar aos 500 km/hora. Algo desconhecido para o comum dos mortais, o SSC Tuatara está equipado com um bloco V8 de 6.9 litros.
Apontado por especialistas como um dos melhores híper carros alguma vez construídos, é dos poucos a conseguir ultrapassar os 480 km/hora.
Se as fotografias que acompanham o Porsche 911 Turbo S têm os circuitos de competição em pano de fundo, desengane-se o leitor. Está lá o elevado desempenho proporcionado pelo motor de 3.8 litros, mas é a estrada larga que está na sua mira.
E, sempre que quiser dar uma aceleradela mais forte, sente logo os 580 cv e 750 Nm a rugir, para o levar até aos 330 km/hora e fazer apenas três segundos para bater os 100 km/hora.
Por que razão está um Tesla Model S nesta listagem? Para os menos atentos, a versão P100D revela-se um verdadeiro “animal” na estrada, pelo menos no que ao desempenho diz respeito.
Equipado com dois motores eléctricos para uma potência total equivalente a 789 cv e 980 Nm, faz 2,6 segundos dos 0 aos 100 km/hora para uma velocidade máxima de 261 km/hora.
Só esteve em produção durante sete anos, até 2013, mas o SSC Ultimate Aero tinha atributos que o colocavam ao nível dos melhores híper desportivos.
Um V8 de 6.3 litros desenvolve uns loucos 1199 cv e 1483 Nm, que lhe permitem chegar aos 100 km/hora em 2,9 segundo e atingir os 440 km/hora de velocidade anunciada pelo construtor.
Guerreiro da estrada foi apenas um dos muitos elogios que o Porsche 918 Spyder recebeu quando foi lançado em 2014. Um dos maiores gozos que é proporcionada na sua condução é a suspensão que se adapta às curvas de maneira particularmente eficaz.
Um V8 de 4.6 litros, com 608 cv e 540 Nm “atirou-o” de imediato para os píncaros dos super desportivos. Veloz como poucos, demora 2,8 segundos para bater nos 100 km/hora, para uma velocidade máxima de 340 km/hora.
De pôr os cabelos em pé: bólides para acelerar a fundo!

Velocidade, sempre a velocidade a emocionar todos aqueles que gostam de sentar-se ao volante de um automóvel e dele tirar o maior prazer de condução possível.

Guiar um carro veloz é uma experiência única, algo que ganhou nesta década que agora está a terminar maior valor face ao impressionante progresso técnico que se registou no desenvolvimento de carros desportivos.

Máquinas projectadas e concebidas com precisão, houve óptimos exemplos que agora pode apreciar na nossa fotogaleria…

E se muitos outros terão ficado de fora da nossa listagem, o que lhe asseguramos é o prazer e a emoção que é possível retirar com estes bólides de sonho.

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Em destaque